​​

Notícias

FIPECAFI comemora 45 anos

Hoje é dia de comemoração, pois há 45 anos era criada a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI, que nasceu a partir da iniciativa do grupo de professores do Departamento de Contabilidade e Atuária - EAC, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA-USP. Seu propósito era - e ainda é - dar apoio institucional ao EAC, concretizando as atividades de extensão que se somam e enriquecem as atividades de ensino e pesquisa conduzidas junto à USP.

Quando o cenário da contabilidade passou a ser transformado por diferentes normas, como a Lei das Sociedades por Ações, a FIPECAFI produziu o primeiro Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações, publicado em 1978, e considerado a bíblia da contabilidade brasileira, tornando-se uma referência para estudantes e profissionais da área. 

A partir daí, empresas públicas e privadas passaram a contratar os cursos da Fundação para conhecer as novas normas contábeis e suas aplicações. Estas iniciativas culminaram na criação de diversos cursos nas modalidades de longa duração e MBA e, em 2011, criou-se a Faculdade Fipecafi, que está, atualmente, entre as 10 melhores instituições de educação superior do Brasil, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC).

Por isso, gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos que, de alguma forma, contribuíram para que a Fundação permanecesse como referência no mercado contábil. Neste período, foram diversos profissionais que colaboraram para construção da educação no país. 

Obrigada por fazer parte desta grande história de sucesso!