​​

Notícias

No Congresso SemeAd, professores da Faculdade FIPECAFI são indicados ao prêmio de melhores artigos

Nos dias 09, 10 e 11 de novembro ocorreu, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, o Seminários de Administração (SemeAd). Na sua 25° edição, o congresso obteve mais de 2.000 trabalhos submetidos por autores nacionais e estrangeiros. Atualmente o evento está entre os cinco maiores eventos de administração da América Latina e conta com parceria de diversas revistas científicas nacionais e internacionais, sendo 7 delas as maiores do mundo em suas áreas de atuação (estratégia, pequenas empresas, tecnologia, inovação, empreendedorismo, artigos aplicados e sustentabilidade).

Na edição de 2022, três professores do curso de administração tiveram expressivos resultados, sendo todos eles indicados para o prêmio de melhores trabalhos de suas áreas.

- Prof. Luiz Guilherme Rodrigues Antunes

Coordenador do Curso de Administração e Gestão Financeira.

Indicado ao prêmio de melhor artigo em estratégia das organizações.

Titulo do Trabalho: “Combination of Strategic Antecedents to Start-Ups’ Network Formation”.

Assunto: O artigo teve como objetivo comprovar a relação de causalidade entre os antecedentes estratégicos para a formação das redes de empresas incubadas. Para isso, foi utilizado o método QCA (Qualitative Comparative Analisys), e o resultado encontrado apoia-se em cinco caminhos para formação destas redes.

Conquista: Artigo indicado ao fast track no Journal Small Business Economics (ranqueada como maior revista mundial sobre pequenas empresas).

- Prof. Ronaldo Nagai

Professor do Curso de Administração e Gestão Financeira.

Indicado ao prêmio de melhor artigo em Gestão da inovação.

Titulo do Trabalho: “The role of Stakeholder management on Project Results”.

Assunto: O artigo, por meio de uma abordagem quantitativa, apura que existe uma correlação positiva entre as práticas de gerenciamento de Stakeholders e a performance do projeto, quando combinadas com a experiência dos participantes em projetos. O estudo mostrou que as práticas de gestão de stakeholders associadas à experiência profissional do participante em projetos contribuem para o desempenho do projeto, de forma positiva e satisfatória, pois correspondem a mais de 52% da variação no desempenho do projeto.

Conquista: Artigo indicado ao fast track no The Bottom Line Journal (ranqueada como melhor revista na área de informação e biblioteconomia).

- Prof. Ronaldo de Oliveira Santos Jhunior

Professor do Curso de Administração.

Indicado ao prêmio de melhor artigo em estratégia das organizações.

Titulo do Trabalho: “Stakeholder Engagement Through the Lens of Justification: Tools for Exploring Environmental Misconduct”.

Assunto: O artigo parte do princípio de que quando ocorrem eventos disruptivos e danosos, como desastres ambientais, as organizações precisam dar sentido e tentar reparar sua imagem frente a seus grupos de interesse com o uso de justificativas. Na pesquisa, é argumentado que as organizações buscam manter seus stakeholders engajados usando justificativas para direcionar percepções e mitigar os efeitos adversos de um evento desastroso. O estudo propõe um modelo analítico para compreender como as organizações empregam justificativas como ferramentas estratégicas para engajar seus stakeholders após casos de desvio de conduta ambiental. É usado o caso do desastre da barragem de Brumadinho, analisando as justificativas e as estratégias de engajamento de stakeholders empregadas pela Vale S.A.Conquista: Artigo indicado ao fast track no Long Range Planning (ranqueada como maior revista mundial sobre estratégia).

Participações e Resultados Brilhantes

Além da conquista dos professores acima mencionados, também estavam presentes os Professores George Sales e Fabiana Lopes que participaram das Bancas do Consórcio Doutoral, auxiliando estudantes de doutorado em desenvolver suas teses.

O Professor Emerson Wesley Dias também apresentou seu trabalho “Estilos De Liderança: Percepções Sobre Os Estilos Nas Diferentes Gerações Nas Áreas De Finanças E Contabilidade” e conquistou o fast track para a Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da FATEC Osasco.

Fonte: FEAUSP



Link