​​

Notícias

Parceria IBDT e Faculdade Fipecafi


A Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI comunica a formalização da parceria institucional e acadêmica junto ao Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBDT.


O IBDT foi fundado em 24 de outubro de 1974 e é uma associação civil sem fins lucrativos que tem por objeto precípuo o ensino, a pesquisa e o aperfeiçoamento do direito tributário, a colaboração no ensino das respectivas disciplinas afins, divulgação de bibliografia, legislação e jurisprudência, publicação de trabalhos e promoção de congressos, conferências e cursos e, bem assim, a permanente realização da Mesa de Debates Tributários.


A sinergia entre a FIPECAFI e o IBDT pode ser confirmada por diversos fatores. Ambos nascem da iniciativa dos Professores da Universidade de São Paulo: a FIPECAFI dos professores do departamento de contabilidade e atuária da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária; e o IBDT dos professores do departamento de direito da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Ambos foram fundados no mesmo ano. Por fim, tanto a FIPECAFI e o IBDT possuem como principal pressuposto o apoio ao ensino e a pesquisa.


Reconhecendo que a partir da adoção das normas internacionais de contabilidade decorreram diversas controvérsias no âmbito jurídico-contábil, especialmente na área tributária, a FIPECAFI e o IBDT se uniram para promover o estudo e a pesquisa relacionada a intersecção entre ambas as ciências e que são objetos de estudos de cada um dos institutos.


Diversas iniciativas estão sendo e serão realizadas no âmbito dessa parceria, visando colaborar com a academia, ao promover o estudo científico das controvérsias relacionadas ao tema, tais quais estudos; livros; artigos; congressos; conferências; mesas de debates; dentre outras.


E nossos alunos serão imediatamente beneficiados com o acesso às Mesas de Debate do IBDT e às Mesas de Debate FIPECAFI/ IBDT. A tradicional Mesa de Debates, mantida pelo IBDT, realiza-se semanalmente, todas as quintas-feiras letivas no Auditório do IBDT, das oito e quinze às dez horas da manhã. Participam do evento diretores e conselheiros do IBDT, professores do Departamento de Direito Econômico e Financeiro da Faculdade de Direito, advogados, economistas, contabilistas, administradores de empresas e funcionários públicos especializados na área tributária.


São objeto de exame e debate os temas atuais relacionados com a legislação, a jurisprudência e a doutrina tributária incluídos na pauta dos trabalhos e os que, porventura, forem suscitados pelos participantes durante a reunião.


Além da possibilidade de comparecer pessoalmente, os associados do IBDT têm acesso remoto ao vivo ao debate. Agora, essa conveniência também está disponível aos alunos da FIPECAFI, que poderão acompanhar discussões de altíssimo nível sobre direito tributário.


Da mesma forma, serão realizadas mensalmente Mesas de Debate para tratar de controvérsias jurídico-contábeis, com a participação dos Professores da FIPECAFI e da FEA – USP. Igualmente, nossos alunos terão acesso, tanto presencialmente, quanto por via remota, por meio de acesso ao nosso site institucional.


Esperamos que nossos alunos possam usufruir de mais esse benefício acadêmico, resultado do compromisso de trabalho incessante da FIPECAFI visando apoiar o ensino e a pesquisa, inclusive interdisciplinar, oferecendo alta qualificação aos alunos e excelência acadêmica.