​​

Quem Somos

A Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 1974 com a missão de promover o desenvolvimento econômico, organizacional e social por meio de programas nas áreas de Ciências Contábeis, Atuariais e Financeiras. 

Dedica-se a fomentar, desenvolver e promover a educação, as pesquisas e a aplicação em Contabilidade, Gestão de Negócios e Controladoria, Finanças, Ciências Atuariais, Tecnologias de Informação, Gestão Pública, Tributos, Governança Corporativa, Previdência e áreas correlatas. 

Em seus 47 anos de atuação, a instituição se tornou referência de mercado na produção e difusão de conhecimento e pareceres técnicos, além de contabilizar inúmeros projetos de consultoria e assessoria para governos, empresas públicas e privadas. 

Na esfera educacional, a FIPECAFI é mantenedora da FACULDADE FIPECAFI, entidade credenciada junto ao MEC e reconhecida pela qualidade (nota máxima no MEC) de seus programas (presenciais, remotos e híbridos)  de graduação e pós-graduação, incluindo educação executiva.

Nossa História

A FIPECAFI foi formalmente constituída em 1º de agosto de 1974 em um momento em que importantes normas transformavam o cenário da contabilidade no Brasil, tais como a Lei das Sociedades por Ações e a criação da Comissão de Valores Mobiliários. Nesse contexto, a FIPECAFI encontrou campo fértil para se aproximar das grandes corporações e ministrar-lhes os conhecimentos de que necessitavam.

Nesse novo cenário da época foi elaborado o primeiro Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações (1978), verdadeira bíblia da contabilidade brasileira, referência para estudantes e profissionais ligados ao setor. A essas iniciativas seguiram-se muitas outras, como a contratação de cursos por empresas estatais como Eletrobrás, Banco Central do Brasil, CVM, Petrobrás, Banco do Brasil, Vale do Rio Doce (atual Vale S.A.) e de outras centenas de cursos por empresas privadas que precisavam conhecer, em maior profundidade, as novas normas contábeis e a sua aplicação.

Seguiram-se também os lançamentos de vários cursos de longa duração e extensão universitária, culminando, em 1994, com a criação do MBA Controller e, na sequência, de diversos outros cursos de sucesso na modalidade MBA - alguns dos quais em parceria com importantes associações de classe como Abamec-SP (hoje Apimec-SP), Ibri, IBGC, Anefac, dentre outras.

A instituição atingiu maior maturidade ao receber do Ministério da Educação a autorização para funcionar na forma de uma Instituição de Ensino Superior. Assim, em 2011 criou-se a Faculdade FIPECAFI, que oferece cursos de graduação em Ciências Contábeis e Administração, e curso de Tecnólogo em Gestão Financeira e Tecnólogo em Processos Gerencias, todos na modalidade presencial e a distância, além do Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças.

Além de propagar o conhecimento por meio de cursos e publicações, desde 1974 a FIPECAFI também oferece ao mercado projetos de pesquisa e assessoria sob medida para governos e empresas públicas e privadas, contando com a expertise de pesquisadores altamente preparados para encontrar soluções para o dia a dia das companhias. A FIPECAFI também desenvolve pareceres técnicos e estudos em diversas questões relacionadas à sua área de conhecimento.

A FIPECAFI funciona próximo ao principal centro financeiro do País, na região da Avenida Paulista, e em suas modernas instalações são ministrados cursos e conduzidas outras atividades administrativas e de pesquisa.

EAC-FEA-USP - Departamento de Contabilidade e Atuária da USP

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA- USP) é uma instituição pública de ensino e pesquisa mundialmente reconhecida pela sua excelência. Ela foi criada em 1946 e está organizada em três Departamentos: Economia (EAE), Administração (EAD) e Contabilidade e Atuária (EAC).  

O Departamento de Contabilidade e Atuária (EAC) surgiu com o objetivo de preparar profissionais para suprir as necessidades do mercado brasileiro, haja vista que, com o desenvolvimento dos negócios do Brasil e o amadurecimento do mercado de capitais, houve um grande aumento do número de empresas e do seu grau de complexidade e profissionalização.

Mais de 70 anos depois de sua criação, o EAC, em alinhamento com as diretrizes da FEA-USP, pauta suas atividades pelos altos padrões da Universidade de São Paulo, adicionando conhecimento técnico-científico ao mercado e à sociedade brasileira, sob os referenciais e conhecimentos metodológicos das mais renomadas instituições internacionais.

O Departamento conta com mais de 40 professores doutores internacionalmente reconhecidos e que têm papel de extrema relevância, com produção acadêmica e trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Seus cursos, tanto de graduação quanto de pós-graduação stricto sensu, são referências nacional e internacional, sendo que o curso de pós-graduação obteve o conceito 6 na avaliação realizada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Governança Corporativa

A atuação da FIPECAFI é desenvolvida com a obediência de rígido processo de governança corporativa, com prestação de contas aos seus órgãos reguladores internos (Conselho Curador e Conselho Fiscal) e aos órgãos reguladores externos que impõem diversas normas de prestação de contas (Curadoria de Fundações e Ministério Público).

No âmbito interno a governança da FIPECAFI está organizada da seguinte forma:

DIRETORIA EXECUTIVA
Mandato até abril/2025
           

Diretor Presidente: Welington Rocha
Diretor Administrativo-Financeiro: Márcio Luiz Borinelli
Diretor de Cursos:  João Domiraci Paccez
Diretor de Pesquisas:  Paschoal Tadeu Russo

                       
CONSELHO CURADOR

Presidente
Reinaldo Guerreiro

Membros Natos
Ariovaldo dos Santos 
Edgard Bruno Cornacchione Jr. 
Eliseu Martins 
Fábio Frezatti
Reinaldo Guerreiro
Sérgio de Iudícibus
Welington Rocha (Licenciado)
Valmor Slomski

Membros Eleitos
Adriano Dias Souza
Carlos Alberto Pereira
Daniel Magalhães Mucci
Diogo Moreira Carneiro
Fernando Dal-Ri Murcia
Jeronimo Antunes
João Vinícius de França Carvalho
Mara Jane Contrera Malacrida
Marco Tullio de Castro Vasconcelos


CONSELHO FISCAL

Membros Titulares

Gustavo Gonçalves Vettori
José Roberto Kassai
Joshua Onome Imoniana


Membros Suplentes
Bruno Salotti
Patrícia Varela
Raquel Wille Sarquis