​​

Notícias

Faculdade Fipecafi é a segunda instituição com maior índice de aprovação no Exame do CFC

A Instituição, mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais, obteve 84,38% de aprovação


Foi divulgado, em agosto, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o resultado do primeiro exame de suficiência de 2019, que tem como objetivo atestar os conhecimentos fundamentais para o exercício da profissão e objetivo avaliar os conhecimentos desenvolvidos no curso de bacharelado em ciências contábeis. O exame é necessário para obtenção do registro na categoria de contador. O exame pode ser prestado pelos bacharéis e estudantes do último ano. Para a aprovação, o candidato deve acertar, no mínimo, cinquenta por cento das questões. A Faculdade Fipecafi ficou entre as 30 Instituições de Ensino Superior (IES) com maiores notas de aprovação, ocupando o 16º lugar e ficando em segundo lugar entre as instituições de São Paulo. Para realizar o cálculo com o índice de aprovação, foram avaliadas instituições com mais de dez alunos presentes no exame.


O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Fipecafi, Jhonatan Hoff, comenta que a principal finalidade do exame é avaliar se os estudantes estão devidamente preparados para o mercado de trabalho, por isso, o resultado reflete um indicador importante da qualidade da formação profissional do curso oferecido pela instituição de ensino. “Quanto maior o índice de aprovação no referido exame, maior é a aderência do processo de formação as demandas do mercado de trabalho avaliadas pelo CFC. Da mesma forma, baixos índices de aprovação indicam a uma menor qualidade do ensino oferecido pela instituição”, explica.


Entre as instituições avaliadas, o percentual de aprovação da Faculdade Fipecafi ficou acima da média nacional no curso de ciências contábeis, com aprovação de 84,38%, nas modalidades EAD e Presencial, perdendo o primeiro lugar na cidade de São Paulo apenas para a Universidade de São Paulo (USP), por quatro pontos percentuais. “Desde a instituição do exame de suficiência, a média nacional de aprovação fica em torno de 35%, segundo dados do próprio CFC. Enquanto isso, a Faculdade Fipecafi alcançou uma média de aprovação de aproximadamente 84% no primeiro exame de 2019”, comenta.


Para Hoff, enquanto os índices nacionais apontam uma preocupação com a qualidade do ensino contábil, o percentual de aprovação da Faculdade Fipecafi a coloca em uma posição de destaque, comprovando o nível de excelência do curso de ciências contábeis nas modalidades EAD e presencial. “Esses resultados reforçam a qualidade do ensino na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho”, finaliza.