​​

Notícias

Curso da Faculdade FIPECAFI é reconhecido com nota máxima no MEC


Na última semana, a Faculdade FIPECAFI recebeu a comissão de avaliadores do Ministério da Educação (MEC) para o reconhecimento da Graduação Tecnológica em Gestão Financeira na modalidade EAD. 
O curso, que obteve nota máxima pelo MEC, tem como objetivo desenvolver a capacidade de aplicação de técnicas e ferramentas relacionadas às decisões de captação e aplicação de recursos das organizações.
O Coordenador do curso, Jhonathan Hoff, cometa que o reconhecimento do MEC é de extrema importância para o aluno e, também, para a instituição de ensino. “Em primeiro lugar, vale destacar que apenas faculdades que são reconhecidas pelo MEC podem emitir diplomas válidos de ensino superior. Além disso, a nota recebida no momento do reconhecimento reflete o desempenho e a qualidade do curso oferecido”, comenta.


Sobre o curso
A Graduação Tecnológica em Gestão Financeira tem duração de dois anos e apresenta conhecimentos sólidos sobre o setor financeiro. Hoff explica que a diferença entre a graduação e o tecnólogo está no conteúdo. “Este formato possui um currículo bastante concentrado que permite a formação em até dois anos. Esse é um curso ideal para quem busca uma inserção rápida no mercado de trabalho ou, até mesmo, deseja mudar de ramo de atuação”, ressalta.
O curso possibilita que o aluno atue em diversas frentes da área financeira, de investimentos e da controladoria. “Os dois principais cursos relacionados são de administração e contabilidade, especialmente, por funcionarem como a base para a gestão financeira. Inclusive, é comum que o profissional formado em gestão busque uma segunda formação nessas áreas”, afirma.


Os desafios da graduação
Para o coordenador, assim como todas as profissões, a área de gestão financeira, também, será impactada pela revolução tecnológica. “O principal desafio do curso neste momento é acompanhar as transformações do mercado com a inserção de conteúdos relacionados à inteligência artificial (IA) e ao business intelligence (BI) nos currículos de formação. Por isso, para os próximos semestres, ofereceremos disciplinas com conteúdo sobre BI e IA”, comenta.


Vantagens do EAD
A modalidade de ensino a distância tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. De acordo com o último Censo de Educação Superior, divulgado neste ano, o Brasil tem quase dois milhões de matrículas no ensino EAD, o que representa 21% do ensino superior do país.
O coordenador explica que a principal vantagem desta modalidade é a flexibilidade que o aluno possui para organizar sua rotina de estudos, sem a necessidade de se deslocar para uma instituição de ensino diariamente. “Outro ponto positivo é que no EAD o aluno tem acesso a todo conteúdo da disciplina, organizado dentro do ambiente virtual de aprendizagem. Além disso, no nosso modelo, as aulas são transmitidas ao vivo, mas a gravação delas fica disponível para que os alunos tenham a possibilidade de rever quantas vezes forem necessárias”, diz.


A área de gestão financeira no mercado
De acordo com a 12ª edição do Guia Salarial da Robert Half, empresa de recrutamento e seleção, os cargos relacionados ao mercado financeiro e a área de finanças e contabilidade se encontram entre os cargos de destaque para o ano de 2020. O professor explica que com o período de recessão econômica, o profissional ligado ao setor financeiro tem sido, cada vez mais, valorizado. 


Neste cenário, a gestão financeira atua na captação e aplicação de recursos dentro de uma organização. “Há um campo bastante promissor para atuação relacionada ao segmento de finanças pessoais e ao próprio mercado de capitais”, finaliza Hoff.