Notícias

Aula Magna 1º Semestre 2020


Com o tema Empreendedorismo Social, Faculdade Fipecafi abre oficialmente o semestre letivo.
Em auditório lotado, aula magna contou com palestra do economista, ex-aluno da FEA e fundador da 4You2 Idiomas, Gustavo Fuga.

Na última segunda-feira (9), a Faculdade FIPECAFI, realizou sua aula magna no auditório Safra, na biblioteca da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP). O evento, que marca o início do semestre para os alunos de tecnólogos, graduação, pós-graduação, Mestrado, MBA e a distância, recebeu como convidado o economista, ex-aluno e fundador da 4You2 Idiomas, Gustavo Fuga, que abordou o empreendedorismo social com o tema: ‘O Empreendedorismo muito além do lucro’. O economista contou como surgiu a ideia de criar uma empresa voltada ao setor de impacto e que tem como objetivo democratizar a língua inglesa no país. Na oportunidade, houve, ainda, a premiação de alunos e professores com o Prêmio Excelência Acadêmica.


A aula, que também teve transmissão ao vivo, contou com a presença de cerca de 130 pessoas entre professores, alunos e convidados, e teve início com a mestre de cerimônias agradecendo a presença do docente da FEA/USP e membro do conselho curador da Fipecafi, Prof. Nelson Carvalho, e do coordenador do programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP, Prof. Lucas Ayres. Logo em seguida compuseram a mesa para a abertura da aula o chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP e membro do conselho curador, Prof. Valmor Slomski, o diretor-presidente da FIPECAFI e docente da FEA-USP, Prof. Welington Rocha, o diretor administrativo-financeiro da Fipecafi e docente da FEA-USP, Prof. Márcio Borinelli, e da superintendente acadêmica da Faculdade Fipecafi, Profª. Luciana Campos Machado.   


O anfitrião da noite, Prof. Valmor Slomski, abriu a aula relembrado o surgimento da Fipecafi, ressaltando seus objetivos e ideais e a dedicação de todos os profissionais envolvidos na instituição, que tem como objetivo compartilhar conhecimento de qualidade. “Para nós da FEA é com muita alegria que recebemos a Fipecafi, instituição referência em contabilidade e atuaria”, afirmou o professor. Slomski finalizou contando sobre o lançamento de mais duas obras literárias, uma sobre Contabilidade Financeira e a outra referente a Reforma da Previdência. Na sequência, o diretor-presidente da Fipecafi, Prof. Welington Rocha, abordou a importância que a instituição tem no cenário educacional e profissional no setor financeiro, e fez um pedido especial aos docentes. “Peço aos professores que não se limitem a compartilhar apenas conhecimento técnico, e sim os valores de vida, que é o mais importante”, destacou o diretor-presidente. Aos alunos, o professor ressaltou o respeito como parte do crescimento pessoal. “Espero que vocês saiam daqui não somente bons profissionais, mas também melhores pessoas”, disse Rocha.




A Aula Magna


A aula inaugural do semestre abordou o tema empreendedorismo social, apresentado pelo Founder e CEO da 4You2, ex-aluno da FEA, Gustavo Fuga. O empreendedor iniciou a apresentação com uma provocação sobre as “carreiras prestigiadas”, mais especificamente na área de consultoria e bancos, que ainda são vistas como sinônimo de sucesso profissional. Oriundo de uma família humilde do subúrbio do Rio de Janeiro, Fuga contou sua trajetória até chegar à FEA, classificado em oitavo lugar para o curso de economia, e de como o ambiente universitário o ajudou a alcançar seus sonhos e objetivos. “Conheça pessoas, faça relacionamentos. Se aproxime dos professores e todas as demais pessoas que cruzarão o caminho de vocês ao longo da vida”, aconselhou o empresário. O palestrante falou também de como o encontro com o economista de bengalês, fundador do banco social Grameen Bank e vencedor do prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, influenciou e fez com que ele tivesse como objetivo de vida o empreendedorismo social. “Encontrar Yunus, que depois passou a ser um dos investidores do meu negócio, foi um divisor de águas para mim. Problemas sociais e negócios estão totalmente interligados”, afirmou Fuga. 


A palestra, que prendeu a atenção dos participantes, foi bastante elogiada pelos representantes da Fipecafi. “Abrimos o ano letivo de uma forma elevada e mostramos aos nossos alunos, especialmente aos novos, a integração que existe entre a Fipecafi e a FEA/USP. O apresentador foi extremamente feliz, e destaco dois pontos: quando ele afirmou que São Paulo, em 2020, é, talvez, o lugar e o momento mais extraordinário do mundo para empreendedorismo, e um segundo ponto foi quando ele disse que os maiores empreendedores são os pais e mães, chefes de famílias pobres que obtiveram sucesso propiciando acesso à educação aos seus filhos”, afirmou o diretor-presidente, Prof. Welington Rocha. 


Para o diretor administrativo-financeiro da Fipecafi, Prof. Márcio Borinelli, a participação do palestrante mostrou o quanto a Fipecafi está antenada com as tendências de mercado e ressaltou, também, a capacidade do empreendedor em falar com todos os participantes. “Nossa equipe foi muito feliz na escolha de trazer o Gustavo Fuga, porque ele conseguiu falar tanto com o jovem que está ingressando na sua primeira graduação quanto com o aluno que está no mestrado. É uma aula magna diferente daquelas de antigamente, que eram muito formais. Hoje temos visto aulas magnas com pessoas que relatam suas histórias de vida e profissional que são muito próximas às nossas, e isso gera empatia e identificação com o público”, falou. Borineli finalizou fazendo uma reflexão com base na provocação deixada pelo apresentador: “Se somos privilegiados, o que estamos fazendo com esse privilégio?”.


O evento foi encerrado com o tradicional Prêmio Excelência Acadêmica, que reconhece o desempenho dos docentes e discentes da instituição. “Os professores premiados foram escolhidos com base na avaliação que os alunos fizeram. Já os discentes são analisados em suas provas e trabalhos de classe. Essa é uma forma da Faculdade Fipecafi expressar seu reconhecimento pelos melhores professores e alunos”, comentou o diretor-presidente da Instituição, professor Welington Rocha.


Clique abaixo e veja o álbum de fotos!




Link