​​

Notícias

Marta Pelucio é a nova presidente nacional da Anefac

Com mais de 30 anos de experiência, a contadora, empresária e professora do Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da faculdade Fipecafi, ocupou diversos cargos na diretoria executiva da entidade desde 2008, o último foi de presidente regional São Paulo

A Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Anefac inicia 2021 com o mandato de uma nova presidente nacional: a contadora, empresária e professora Marta Pelucio.


Para ela, “o mundo vive hoje uma realidade desafiadora. Por isso, temos que buscar soluções inovadoras e transformadoras. Precisamos encontrar juntos um caminho em busca do aprimoramento do executivo e do desenvolvimento sustentável do nosso país”, destacou.


Pelucio é graduada em ciências contábeis desde 1989 e se tornou mestre em controladoria em 2001 pela FEA-USP, é também doutora em administração de empresas desde 2013 pelo Mackenzie, com estágio doutoral na Universidad de Salamanca (Espanha). Em 2006, participou do curso: International Management Program pela EUROMED em Marseille, na França e em 2010, na Inglaterra se certificou em IFRS pelo ACCA.


Iniciou sua trajetória profissional em multinacionais como Caterpillar, Rhodia e Reebok. É CEO da Praesum Contabilidade Internacional desde 1995, que atua em assessoria e consultoria em empresas de grande porte, como Abbott, Monsanto, Microsoft, Bayer, Rolls Royce, Siemens, 3M, Santher e Rhodia.


Com forte presença na área acadêmica, Marta Pelucio atuou como professora em diversas universidades no Brasil (Mackenzie, PUC, FGV, IBMEC, entre outras) e no exterior (Universidad de Medellin na Colômbia, Universidade de Coimbra e Coimbra Business School em Portugal, e Universidad de Salamanca
e Universidad de Huelva na Espanha). Atualmente, é professora e pesquisadora do mestrado profissional em controladoria e finanças da faculdade Fipecafi.


Além disso, é conferencista internacional sobre IFRS e sustentabilidade, com participações em diversos organismos da América Latina e da Europa. Têm trabalhos apresentados em diversos congressos nos Estados Unidos, Europa e América Latina e é autora de artigos sobre gerenciamento de resultados e qualidade da informação contábil, IFRS, Blockchain, Bitcoin, XBRL e tributos, publicados em renomados periódicos e autora de capítulos de livros nacionais e internacionais.


Participa de grupos de estudos sobre normas contábeis do Glenif (Grupo Latino-americano de Emissores de Normas de Informação Financeira), do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e do CFC (Conselho Federal de Contabilidade). É, ainda, membro do SMEIG da Fundação IFRS desde 2017.


Na Anefac, a nova presidente está há muitos anos, só na diretoria executiva atua desde 2008, seu último cargo foi de presidente regional São Paulo. A Anefac passa por novos desafios e oportunidades, Marta Pelucio vem contribuir com a sua experiência para que a entidade continue como referência no Brasil. “Queremos uma ANEFAC cada vez mais transformadora e de mãos dadas com todas as entidades, para que de fato possamos atender aos anseios dos executivos. Atuaremos fortemente por novas conquistas para o bom desenvolvimento dos nossos associados para ajudá-los no seu dia a dia a superar todos os desafios e crescer” concluiu.


Nos últimos dois anos, o presidente nacional da Associação foi Milton Toledo, que muito contribuiu para a transformação da Anefac.


Sobre a Anefac: Criada há mais de 50 anos, a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – entidade de classe sem fins lucrativos -, é a principal referência do Brasil para o desenvolvimento das melhores práticas de transparência nas demonstrações financeiras tanto nas empresas privadas como nas públicas. A Anefac promove palestras, fóruns, reuniões técnicas, conferências, treinamentos e networking entre executivos, além de produzir publicações e pesquisas.


Acompanhando as mudanças que impactam as empresas brasileiras e a sociedade em geral, a Anefac mantém diversas diretorias que realizam estudos, análises e divulgam informações. Promove a atualização dos executivos e fomenta o debate de temas importantes para o desenvolvimento das empresas e do País. Desde novembro de 1968, a entidade contribui para o desempenho sustentável e influência dos executivos, em busca de mais transparência, justiça e responsabilidade. E, tal como na história, cada momento serviu de degrau para a evolução da entidade, que hoje é uma das mais influentes do País.

Fonte * ANEFAC

Acesse abaixo



Link