​​

Notícias

Academia Paulista de Contabilidade elege cinco novos Acadêmicos

Os professores Edgar Cornacchione, presidente da Fipecafi; Eliseu Martins, professor Emérito das Faculdades de Economia, Administração e Contabilidade da FEA/USP; José Aparecido Maion, vice-presidente Administrativo do CRCSP; Marta Pelúcio, presidente da Anefac e Suely Gualano Bossa Serrati, que é perita contadora judicial, são os novos imortais da Academia Paulista de Contabilidade - APC, indicados pela diretoria e pelo corpo de Acadêmicos em reunião no dia 17 de agosto passado, e aprovados na reunião mensal da agremiação, realizada nesta quarta-feira, dia 15 de setembro de 2021.

 

Os cinco novos Acadêmicos serão empossados em Sessão Solene a ser realizada na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São - CRCSP, em dezembro.

 

Durante a reunião foram apresentadas as realizações e participações dos Acadêmicos, durante o mês de agosto, e debatidas as diversas iniciativas da APC visando maior integração do grupo em novos projetos, que trarão grandes benefícios para os profissionais da Contabilidade do Estado e de todo o País.

 

Conheça os novos acadêmicos da APC:

 

Eliseu Martins

 

É professor Emérito das Faculdades de Economia, Administração e Contabilidade da USP em São Paulo e da USP em Ribeirão Preto. Bacharel, Doutor e Livre-Docente pela FEA/USP; possui diversos cursos de Pós-Graduação nos EEUU e na França. É consultor, palestrante e parecerista da área contábil; Reitor do Centro Regional de Espírito Santo do Pinhal - Unipinhal; Membro de Conselhos de Administração, Consultivo e Fiscal de empresas privadas e estatais e de entidades sem fins lucrativos; Membro de Conselhos Editoriais de diversas Revistas Técnicas; Autor e co-autor de diversos livros, teses e centenas de artigos. Ex-Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP; Ex-Diretor Pró-Tempore da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP; Foi Coordenador do Pós-Graduação e Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP; Ex-Diretor da Comissão de Valores Mobiliários - CVM (período de Outubro de 2008 a Dezembro de 2009 e de 1985 a 1988); Ex-Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil; Foi representante do Brasil junto a ONU para assuntos de Contabilidade e Divulgação de Informações; Ex-Diretor do IBRACON - Instituto Brasileiro de Contadores - SP; Ex-Diretor da ANEFAC - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, entre outras funções já realizadas.

 

Edgard Bruno Cornachione Júnior

 

É doutor e Livre-Docência pela USP. Segundo Doutorado pela University of Illinois-Champagn (EUA) na área de Human Resource Education (PHD). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil. Diretor-Presidente da FIPECAFI.

 

José Aparecido Maion

 

É vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), gestão 2018-2019; contador, consultor, auditor independente, perito e professor. Sócio da Maion e Oliveira Auditores Independentes. Pós-graduado em Controladoria pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). Formado em Estudos de Política e Estratégia (Depe), no 50º Ciclo de Estudos de Política e Estratégia, da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra de São Paulo (Adesg-SP). De 1993 a 2005, conselheiro do CRCSP. De 2006 a 2009, diretor de Relações Externas no Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional. No Conselho Federal de Contabilidade (CFC), membro do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade pelos Pares (CRE), de 2002 a 2004; do Grupo de Trabalho destinado a realizar estudos sobre Normas Técnicas e Profissionais; do Grupo de Estudo para Auditoria; da Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC/CFC) e da Comissão Administradora do Exame de Qualificação Técnica (CAE). No Ibracon, membro da Comissão de Tomada de Contas; do Conselho Técnico e Administrativo; da Comissão de Normas Éticas; da Comissão Nacional de Princípios Contábeis da Diretoria Nacional; presidente da Comissão de Sindicância (1999).

 

Marta Cristina Pelucio Grecco

 

É doutora em Administração de Empresas pelo Mackenzie, com doutorado-sanduíche na Universidad de Salamanca, possui graduação em Ciências Contábeis pela FEA-USP e mestrado em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Atualmente é professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade FIPECAFI e professora em cursos de educação executiva e MBA da FIPECAFI e da FUNDACE e instrutora no CRC-SP. Atuou como professora visitante na Universidad de Huelva na Espanha com desenvolvimento de projeto de pesquisa em XBRL, com fomento da Fundación Carolina. É membro do SMEIG (SME Implementation Group of IFRS) e sócia da Praesum Contabilidade Internacional. É Presidente da ANEFAC Nacional e foi Presidente da Regional São Paulo.

 

Suely Gualano Bossa Serrati

 

É perita contadora judicial, com nomeações vigentes em diversas varas cíveis do Fórum João Mendes-SP, Conselheira CRCSP, Vice-Coordenadora da I Câmara de Fiscalização, membro da Comissão de Educação Profissional Continuada. Conselheira fiscal da APEJESP. Vice Presidente da FEBRAPAM. Docente de Pós Graduação do Curso de Perícia na FECAP.



Link