​​

Notícias

Planilha de controle financeiro: como equilibrar as contas?

Planilha de controle financeiro: como equilibrar as contas?
Conheça os benefícios de usar uma planilha de controle financeiro e algumas opções práticas para testar

Em ano de eleição, não faltam polêmicas sobre o rumo das contas públicas, mas tem um assunto que não sai de moda: as finanças pessoais. Mês a mês, todo mundo tem que “rebolar” para fazer os gastos caberem dentro das receitas — e como é difícil produzir esse superávit.

É nesse contexto que entra a importância de uma boa planilha financeira. Se organização é a palavra-chave, ter um bom instrumento pode ser a diferença entre conseguir ou não colocar em prática as metas pessoais.

Saiba mais do assunto e conheça dicas para manter o bolso “no azul”.

Por que usar uma planilha financeira?
Há uma série de benefícios em usar planilhas de controle financeiro. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
O sistema de posicionamento global (GPS) entrou na vida de motoristas definitivamente, mostrando caminhos, alertas de acidentes e desvios, cálculo do tempo para chegar a um destino, assim permitindo dirigir de forma mais tranquila. E é mais ou menos esse o papel de uma boa planilha quando o assunto é organizar as finanças pessoais.

Para Luciana Maia Campos Machado, superintendente acadêmica e professora na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), a planilha de controle financeiro pode ser uma excelente ferramenta para o planejamento e auxílio nas conquistas das metas de curto, médio e longo prazos.

O primeiro benefício de organizar as contas em uma tabela de valores, por mais simples que seja a estrutura dela, é visualizar entradas e saídas de dinheiro. “Quando criamos uma planilha de controle financeiro, passamos a enxergar nossas receitas e despesas mensais e quanto de nossa renda está comprometida com gastos fixos e variáveis”, ela explica.

A partir disso, é possível organizar a renda variável de modo que atenda os planos pessoais e profissionais. Sabendo qual é a parcela da renda que está de fato disponível para alocar de modo mais livre, é possível pensar em um fluxo de caixa mensal e provisionar capital para viagens, projetos pessoais e, claro, uma reserva financeira que dê segurança.

Há ainda outra vantagem em alimentar uma planilha financeira: o efeito disciplinador de registrar e acompanhar tendências de consumo — e refletir sobre quais despesas são necessárias ou não. “Em um momento de restrição de renda, em que é necessário economizar, fica mais fácil readequar o orçamento se há controle sobre os gastos”, comenta Machado.

Veja 5 dicas para caprichar no uso da planilha financeira

O smartphone é útil para alimentar a planilha financeira em tempo real. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Certo, mas em termos práticos, como começar a ter as finanças organizadas em uma planilha? Confira cinco dicas da professora para acertar no controle financeiro.

1. Faça um mapeamento das entradas e saídas mensais
O primeiro passo é entender detalhadamente quanto se tem disponível a cada mês. Isso permite dimensionar o fluxo de caixa durante períodos maiores.

“Identifique seus recebimentos e seus gastos, fixos e variáveis. Procure entender as características de cada um deles e, principalmente, quais gastos são realmente necessários”, sugere Machado.

2. Trace metas de curto, médio e longo prazos
Conhecendo melhor quanto de “respiro” existe no dia a dia, é possível criar metas e assim atender a seus projetos pessoais. Por exemplo, se conhecer a Europa é o seu sonho, é fundamental colocar isso no orçamento. A questão é saber como, para onde vai, por quanto tempo, qual é o período necessário para juntar dinheiro e por aí vai.

“Um bom planejamento financeiro envolve economizar. Estipule metas de curto, médio e longo prazos e adquira o hábito de poupar regularmente. É fundamental não se esquecer da reserva financeira”, observa a especialista.

3. Mude os hábitos
Você já deve ter ouvido algum nutricionista falar sobre dietas de curto prazo: elas podem ajudar a perder peso pontualmente, mas o que importa mesmo para a saúde é a reeducação alimentar. E, com as finanças, a orientação é a mesma. É preciso ter consciência de seu dinheiro e tomar decisões lúcidas — o que quase sempre significa mudar de hábitos.

“Conforme for adquirindo conhecimento e se acostumando a manter uma rotina de controle orçamentário, mude de hábitos e repense os gastos. A dica é poupar e investir“, recomenda a superintendente.

4. Tenha disciplina
Bom, nada disso parece ser muito complexo, concorda? E de fato não é. O “x” da questão está em sustentar isso no cotidiano. Por isso, disciplina é fundamental.

Por um lado, não há planilha financeira que substitua o que compete a você: tomar boas decisões; mas, por outro, ter um bom instrumento facilita muito o processo. “Atualize sua ferramenta de controle de forma regrada e constante. Crie uma rotina de contabilização de entradas e saídas financeiras. É esse hábito que trará visibilidade dos gastos e fará você ter sucesso”, lembra Machado.

5. Escolha uma boa ferramenta de apoio
É aí que entra a importância de caprichar ao escolher uma planilha eficaz. Quanto melhor for o instrumento, mais fácil será de manter a organização no dia a dia.

“Ao pensar em ferramentas de controle financeiro, é importante procurar aquelas que melhor se adaptam a você. De nada adianta começar um planejamento financeiro e, depois de alguns meses, deixá-lo de lado”, comenta a professora.

Conheça 5 opções de planilha financeira

1. Papel e caneta
Na hora de organizar as finanças, não tem certo ou errado, tem o que funciona para cada um. Se o seu perfil é tradicional, e você deseja manter o bom e velho caderninho, sem problemas. O importante é controlar os gastos e otimizar a renda.

2. Excel
O Excel também é ótimo, sendo simples, intuitivo e funcional, pois permite criar colunas, fazer gráficos, inter-relacionar abas, fazer somas, filtrar informações e muito mais. E o melhor: é possível alimentá-lo via smartphone.

É possível construir uma tabela do zero, com a sua cara, ou encontrar modelos prontos na internet. Neste caso, dá para customizar a partir do que já foi testado por outras pessoas.

3. Planilhas Microsoft
O Bill Gates pode “dar uma mãozinha” nas suas finanças pessoais. Não, ele provavelmente não emprestará parte da sua fortuna de aproximadamente R$ 700 bilhões, mas o empresário preparou ótimas planilhas para você usar. Vale a pena conferir os modelos. Gates detalhou os gastos em diferentes páginas, como:

Orçamento pessoal mensal;
Gastos do cartão de crédito;
Castos no mercado;
Calcular despesas escolares;
Orçamento familiar mensal;
Orçamento mensal de negócios.
4. Planilha Mobills
O Mobills é outra boa opção de controle que funciona via desktop e mobile, tendo planos pagos e gratuitos. Vale a pena explorar e ver qual deles melhor se aplica à sua necessidade. A interface é agradável e permite integrar gastos de diferentes contas e cartões.

A empresa permite também consultar vários instrumentos e materiais. Por isso, vale a pena investir se, mais que um instrumento, você deseja apostar em educação financeira.

5. Planilha Organizze
Outro app muito bacana é o Organizze. Ele é pago, mas dá cerca de um mês grátis para teste. Nele você consegue cadastrar várias contas e cartões, monitorar os gastos em tempo real, visualizar entradas e saídas de modo facilitado, além de lembrar você de pagar contas no dia do vencimento. Outro recurso interessante é que, se você já tem dados cadastrados em uma planilha, ele permite fazer upload.

Bom, se já não faltavam motivos para investir na sua saúde financeira, agora também não faltam soluções.

Fonte: Ei Investidor - Estadão



Link