​​

Notícias

Saiba por que o futuro das cidades inteligentes é verde

Proporcionar soluções, com ajuda de tecnologia, melhorar a qualidade de vida da população, levando em conta fatores sociais, econômicos, de mobilidade, inovação, educação, saúde, governança e transparência do governo é o desafio do conceito de cidade inteligente. E isso está intimamente ligado a uma economia mais sustentável

Horas perdidas no trânsito, transporte público insuficiente e lotado, poluição, serviços que não funcionam e pouca atenção ao meio ambiente. É um cenário que traduz um estilo de vida que parece conspirar contra nós mesmos. O conceito de cidade inteligente (ou, no inglês, smart city) veio para mudar esse quadro, ao proporcionar soluções, com ajuda de tecnologia, para melhorar a qualidade de vida da população, considerando fatores sociais, econômicos, de mobilidade, inovação, educação, saúde, governança e transparência do governo. E isso está intimamente ligado a uma economia mais sustentável.

“O BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento] considera cidades inteligentes aquelas que colocam a pessoa no centro do desenvolvimento, incorporando tecnologia da informação e comunicação na gestão, para formular políticas públicas e ter governo e serviços eficientes”, diz Luís Felipe Bismarchi, doutor em ciência ambiental e pós-doutor em administração pela Universidade de São Paulo (USP) e hoje professor da Faculdade Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi). “Sustentabilidade em cidades inteligentes, é o uso eficiente e responsável dos recursos da natureza”, acrescenta, reforçando o aspecto socioambiental e de governança (ESG) do tema.

Fonte: Valor Econômico

 



Link