Duração:
15 horas
Modalidade
EAD Ao Vivo
Período das aulas:
Noturno
Certificação:
Certificado de curso de extensão
Próxima Turma:
26/05/2026
Investimento:
R$ 1.490,00
Atue na área com excelência
Matricular-seEspecialize-se no que faz parte da sua rotina
Apresentação do Curso: O curso Gestão dos Bens Patrimoniais: Ativo Imobilizado e Intangível oferece uma visão abrangente da gestão dos ativos imobilizados e intangíveis, com foco tanto nos aspectos técnicos de contabilização quanto nos reflexos gerenciais e tributários. O conteúdo aborda desde os conceitos fundamentais até práticas de controle interno, garantindo a qualidade das informações contábeis e sua aderência às normas nacionais e internacionais.
Objetivo do Curso: Capacitar profissionais para a gestão ou apoio técnico à área de bens patrimoniais, compreendendo os impactos dos ativos imobilizados e intangíveis nas demonstrações contábeis e no planejamento tributário, além de desenvolver uma visão crítica sobre os controles internos relacionados a esses ativos.
Competências Desenvolvidas
- Compreensão dos conceitos e
normas aplicáveis ao ativo imobilizado e intangível (NBC TG 27, CPC 27,
IAS 16, NBC TG 04, CPC 04 e IAS 38).
- Identificação e aplicação dos
critérios de reconhecimento, mensuração e depreciação dos ativos
imobilizados.
- Avaliação de reavaliações e
testes de recuperabilidade conforme normas vigentes.
- Entendimento dos processos de
contabilização de ativos intangíveis, incluindo goodwill e ativos oriundos
de P&D ou combinações de negócios.
- Desenvolvimento de práticas de
controle interno para a gestão eficiente dos bens patrimoniais.
- Análise dos impactos contábeis e
tributários dos ativos imobilizados e intangíveis na gestão da empresa.
Para quem é o curso?
Profissionais das áreas contábil, fiscal, financeira e de auditoria, além de gestores e analistas responsáveis pela gestão patrimonial e pela elaboração ou revisão das demonstrações contábeis.
Alcance novas possibilidades
-
Especialização intensiva
Conteúdos ricos do cenário atual do mercado
-
Atuação precisa
Execute tarefas com assertividade no assunto
-
Domínio completo
Saiba exatamente o que precisa fazer na rotina
Coordenador
Doutor (a) Carolina Moreira Otsuru
Coordenador(a)
Coordenadora do Programa de Educação Executiva, na FIPECAFI. Doutora em Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na linha Gestão Humana e Social nas Organizações. Mestre e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem 15 anos de experiência em EaD, com atuação no Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG e no Núcleo de Ensino a Distância da FIPECAFI. Atua como professora nos cursos de graduação em Ciências Contábeis e em Administração da FIPECAFI, onde também coordenou o MBA IFRS, MBA Contabilidade e Finanças, MBA Valuation e Análise Financeira, e turmas corporativas em diversos cursos executivos. Participa como sócia da AIERTOG - Associação Internacional de Estudos Transculturais e Organizacionais. Participou de projetos de pesquisa na UFMG, FIPECAFI e Mackenzie. Publicações de artigos nas áreas de Contabilidade, Finanças, Administração, Educação, Educação a Distância, Educação em Ciências Contábeis, Contabilidade Gerencial, Gestão Humana e Social nas Organizações, Atuação e Formação de Gestores.
Estrutura do curso
Período
Confira as datas e horários das aulas da próxima turma do curso
Horário
Turma 20: 26, 27 e 28 de maio e 09 e 10 de junho 2026, das 19:00h às 22:00h (terças, quartas e quintas-feiras).
Duração
O que você irá aprender
Veja a matriz curricular completa de Gestão dos Bens Patrimoniais: Ativo Imobilizado e Intangível | 15h da FIPECAFI.
Desenvolva suas habilidades com a FIPECAFI
- Carga horária total de 15 horas
- Docente com experiência na área