O Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças (MPCF) da FIPECAFI é um programa stricto sensu com duração de 24 meses (mínimo 18 meses, e máximo 30 meses sob condições específicas) que forma Mestres em Controladoria e Finanças com os mesmos direitos que são conferidos aos alunos de cursos de mestrado acadêmico. Sendo assim, seus egressos estão aptos para participarem de programas de doutorado, ou se dedicarem à docência.
Um dos diferenciais do MPCF é o seu corpo de professores formado por doutores egressos das melhores Universidades Brasileiras e possuem experiência profissional nas áreas em que atuam.
De forma a se atingir o perfil do egresso desejado, vale destacar que para a condução das disciplinas são desenvolvidas metodologias de ensino que equilibram os conceitos/teorias relacionados às Áreas de Concentração do Curso com a prática profissional, promovendo a reflexão e a visão crítica dos alunos.
A partir do ano de 2020, em função do processo de aprimoramento do PMPCF, e dos conteúdos das disciplinas em uma dinâmica que contempla sua atualização às características e às expectativas de alunos com perfil profissional, foram introduzidos temas e conteúdos alinhados com as demandas do mercado. Sendo assim foram incluídas novas disciplinas, e foram realizados ajustes na dinâmica do curso, que proporcionam maior interatividade entre os discentes, egressos e professores, o aumento de iniciativas multidisciplinares, e a abertura do PMPCF ao mercado profissional de trabalho.
Para tanto o curso estará estruturado em uma única área de concentração: Controladoria, Contabilidade e Finanças, contemplando duas linhas de atuação: Controle Gerencial e Desempenho; e Informação Contábil e Decisões Financeiras. A tabela abaixo sintetiza a matriz curricular do curso.
Além das disciplinas descritas na tabela acima, existe um conjunto de optativas que são disponibilizadas aos alunos, dentro das regras do regimento do programa, algumas com foco nas linhas de atuação, outras mais genéricas para a área de conhecimento. O estudante também pode cursar disciplinas opcionais adicionais, sem custo adicional ao longo do programa, de forma voluntária, que comporão seu histórico escolar, entretanto que não são obrigatórias para o cumprimento dos créditos.
Buscou-se também concentrar as atividades ligadas às disciplinas que são pré-requisito para a qualificação nos primeiros 12 meses do curso, possibilitando assim que o estudante consiga, a partir de então focar na produção de atividades complementares e no desenvolvimento de sua dissertação.
Para que os créditos advindos dessas disciplinas sejam atribuídos aos discentes eles deverão cumprir a presença mínima de 75% e serem aprovados com conceito maior ou igual a C (Conceitos A, B, C, D, E).
O programa prevê atividades de 495 horas de aulas, 60 horas de atividades complementares, 140 horas para a submissão do projeto de pesquisa à banca de qualificação do projeto, realização da pesquisa final e submissão do trabalho de conclusão (dissertação) à banca de defesa final, perfazendo assim um total de 705 horas em um total de 47 créditos.